Doula

A Doula conhece e compreende a fisiologia do parto, respeita e tenta assegurar as necessidades básicas de uma gestante durante a gravidez, parto e pós-parto, e acima de tudo, respeita as opções da mulher/grávida/casal, apoiando-se em decisões informadas e conscientes. Proporcionando apoio emocional e informativo, baseado em evidências científicas sempre que possível.

Como Doula integrante da Rede Portuguesa de Doulas, acompanho gestantes/casais em contexto de Preconceção, Gravidez, Parto, Pós-Parto e em situação de Perda Gestacional.

Doular a Preconceção

O acompanhamento na Preconceção é uma preparação consciente para o chamamento de ser mãe ou pai. É trazer a consciência e responsabilidade no gerar uma vida, e as mudanças que esta proporciona em nós. Muitos casais sentem-se perdidos e pressionados durante este período, por isso, é importante preparar a “casa” onde vamos receber uma vida. Trabalhando a nosso interior, os medos, bloqueios emocionais, o relacionamento e a relação com o corpo. Aprofundamos fatores físicos, emocionais e mentais que influenciam esta fase, de modo, a criar felicidade, paz e segurança à chegada do bebé.

Doular a Gravidez e Parto

No acompanhamento durante a Gravidez e o Parto facilito apoio emocional e esclarecimento de dúvidas. Desenvolvo um trabalho de desmistificar o parto apoiando-me em evidências científicas sempre que possível.

Construímos um Plano de Parto realista e consciente. Abordamos temas que podem estar a causar medo e incomodo ao casal/gestante, e que possam vir a influenciar o momento do parto. Aqui o importante é criar uma esfera de proteção e confiança.

Doular o Pós-Parto ou Puerpério

O acompanhamento no Pós-parto é direcionado para a mulher/gestante, criando uma atmosfera de refúgio emocional e conforto a nível físico.
Disponibilizando apoio básico na amamentação, cuidados à recém mamã/cuidadora e na adaptação ao novo elemento. Tendo o objetivo de evitar situações de depressão pós-parto em ambos os elementos da família, e assumir uma postura de prevenção de saúde mental.

Doular a Perda Gestacional

O acompanhamento na Perda Gestacional ou neonatal não se limita pelo tempo de gestação, motivo ou contexto da perda. Uma mulher/gestante/casal têm direito a um acompanhamento no seu processo de dor, sentindo-se confortáveis e seguros para manifestar o seu sentir.

O objetivo é (re)significar o processo de dor. Para evitar a mal integração do luto, da qual podem surgir doenças, desequilíbrios mentais ou até mesmo depressão. Todo o acompanhamento é desenvolvido na base na Psicoterapia Integrativa, Trabalho Emocional e técnicas de Rebirth.

Que benefícios traz uma Doula?

  • Produz um clima de intimidade, carinho, afeto e, acima de tudo, segurança. As gestantes relatam uma experiência de parto mais satisfatória e gratificante, sentem-se mais fortalecidas;
  • As gestantes apresentam níveis mais baixos de ansiedade e níveis mais elevados de atenção e recetividade para com o seu bebé;
  • O risco de depressão pós-parto é diminuído;
  • Trabalho Emocional e Empoderamento;
  • Possibilidade de vivenciar uma Preconceção, Gravidez e Parto Consciente;
  • Humanização do Parto;
  • Ampliação de conhecimento no que concerne às técnicas não farmacológicas de alívio da dor.

O que a doula não faz?

  • Não pratica atos médicos, como medir a tensão arterial, efetuar exames vaginais, verificar o ritmo cardíaco do bebe, fazer diagnósticos, fazer partos, etc.
  • Não toma decisões pelos seus clientes: ajuda-os a obter a informação necessária para que eles possam tomar as suas próprias decisões.